Por que fazer dedetização no condomínio?

Postado por aciradm em março 20, 2019

Realizar dedetização eventualmente no condomínio é uma maneira de prevenir ou eliminar a infestação de pragas, como baratas, cupins, lacraias e ratos.

Mas, o fato é que muitos condomínios não se previnem e contratam este serviço, e as vezes contratam prestadores que não estão devidamente habilitados para a atividade, colocando os moradores em sérios riscos de saúde.

Se você é um síndico de condomínio, acompanhe este artigo com atenção, pois mostraremos dicas para tratar e prevenir infestações da maneira correta e evitar possíveis dores de cabeça.

⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀

Quem é o principal responsável por realizar esse controle?

De modo geral, a responsabilidade nas áreas privativas é dos próprios condôminos, enquanto que nas áreas comuns fica a cargo da administração ou do síndico.

Os moradores possuem a responsabilidade de preservar suas residências e manter o bom senso nos locais de convívio com outros moradores.

⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀

Por que manter a dedetização em dia?

Muitas pessoas só enxergam os reais benefícios de dedetização quando é necessária uma intervenção imediata, mas muitas vezes prevenir é o melhor caminho!

Veja os principais benefícios de manter a dedetização em dia:

• Ação rápida e com o menor incômodo possível.
  • Menores custos.
  • Contribui para a saúde de moradores e funcionários, prevenindo inclusive doenças como Dengue, Zika e Chikungunya, por exemplo.

⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀

Qual a frequência ideal para controlar as pragas?

Não existe um prazo determinado para refazer o procedimento. Vai depender diretamente das condições do condomínio, como calor, limpeza e de áreas ao redor (ex.: terrenos baldios que podem conter roedores, escorpiões, aranhas e insetos).

Alguns fatores que influenciam a proliferação das pragas e que devem ser considerados pela dedetizadora:

• Tamanho de área verde.
  • Extensão da área comum.
  • Proximidade de córregos.
  • Hábitos da vizinhança.
  • A frequência de Infestações de pragas ao longo do tempo.

⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀

Como escolher uma empresa de dedetização confiável

Outra maneira de se precaver de problemas que possam surgir a partir da contratação de uma empresa errada é fazer uma análise completa antes de fechar o contrato.

Seguem alguns pontos a serem observados na hora da escolha:

• Verifique se a empresa possui CNPJ ativo e regular na receita federal.
  • Veja se a empresa está credenciada no conselho do profissional técnico responsável.
  • A firma precisa ter uma licença de funcionamento da vigilância sanitária.

⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
Dica de ouro: Fique atento à garantia pelo serviço de dedetização. A maioria das dedetizadoras darão uma garantia de que determinadas pragas não voltarão em um determinado período de tempo. Assim, você sabe que durante aquele período não haverá mais gastos para resolver o mesmo problema.