Resultados da sua pesquisa

Quais são as maiores dificuldades na gestão de condomínios?

Postado por Acir Administradora em abril 12, 2019
| Blog
| 0

A função de Síndico pode ser ocupada por qualquer pessoa que queira se candidatar ao cargo, seja eleita por votação e cuja eleição tenha respaldo na Convenção do condomínio. O Síndico é um representante dos moradores, responsável por intervir em diversas situações, sempre zelando pelo bem estar e direitos da maioria. A gestão de condomínios envolve gerenciar conflitos, fazer cobranças e muito mais.

Nesse artigo vamos mostrar quais são as maiores dificuldades que o Síndico pode encontrar no seu dia a dia. Confira!

 

Gerenciar cobranças dos condôminos

O gerenciamento de cobranças é uma tarefa delicada, principalmente quando é preciso fazer cobranças de inadimplentes. A responsabilidade pelo não pagamento do condômino recai sobre Síndico, pois esse valor impacta na gestão do caixa do condomínio.

A consequência é o desbalanço no fluxo de caixa que pode gerar:

  • Desvalorização do patrimônio;
  • Precariedade na segurança;
  • Desconfiança entre os demais moradores;

Executar obras

Ter conhecimento sobre as regras para a realização de obras no condomínio é fundamental para desenvolver um planejamento da obra e evitar conflitos com os moradores. Por exemplo, um grande causador de incômodos é o barulho que estas produzem. Então discuta as informações durante as assembleias e seja transparente com os condôminos sobre a necessidade de cada obra.

Pode acontecer também de surgir a necessidade de reparo urgente, caso em que a sua realização deve ser feita o mais rápido possível. Evite que surjam essas situações, pois quanto mais inesperadas e urgentes são as obras, mais custosas se tornam.

 

Mediar conflitos

Os conflitos entre os condôminos são comuns e podem ocorrer pelos mais variados motivos. As brigas podem acontecer desde a vaga do estacionamento até a escolha de dias na agenda do salão de festas.

Em qualquer caso, procure manter a calma e entender os dois lados. Sempre que possível, busque ajuda também dentro da Convenção do condomínio e seja sempre imparcial nas decisões.

 

Controlar o orçamento

Controlar o fluxo de caixa é um grande desafio. A maior dificuldade é fazer com que o dinheiro seja suficiente para quitar todas as obrigações e ainda cobrir os imprevistos. Outra questão sobre o controle das finanças é saber apresentar essa informação aos condôminos de forma transparente e clara.

 

Aprenda a lidar com essas dificuldades

Todas as profissões possuem as suas dificuldades e desafios. O importante é ter a consciência que eles irão surgir em algum momento e estar preparado para solucioná-los. Para ajudar, separamos algumas dicas:

  • Seja comunicativo e proativo para solucionar as dificuldades, ainda que você não saiba como resolvê-las;
  • Estude sobre a rotina do cargo de síndico para antecipar os obstáculos que eventualmente surgirão;
  • Seja cauteloso ao lidar com conflitos;
  • Seja fiel aos compromissos firmados nas Assembleias;
  • Seja sincero com os condôminos e esteja sempre aberto a novas ideias.

Mesmo diante de alguns imprevistos, a gestão de condomínios pode ser facilitada com a ajuda de parceiros que entendam sobre o assunto e estejam disponíveis para ajudar nos momentos delicados. Não hesite em buscar ajuda de profissionais para resolver os conflitos e dificuldades que envolvem a administração de condomínios.

A parceria com uma Administradora de condomínios contribui para uma gestão ainda mais organizada e assertiva.  Se você tem alguma outra dificuldade em gerenciar o seu condomínio, entre em contato com a Acir, estamos prontos para ajudar!