Naturgy alerta sobre falsa visita de técnicos para vistoria de gás

Postado por aciradm em maio 21, 2019

O Jornal o Globo publicou uma matéria comentando sobre um conjunto de atos criminosos que estão ocorrendo em alguns condomínios no Rio de Janeiro. Essas ações estão sendo praticadas por grupos que se passam por técnicos da empresa Naturgy. Os supostos profissionais abordam os prédios com a justificativa de que precisam realizar uma vistoria de gás. Porém, ao ter acesso aos condomínios, o grupo aproveita para realizar assaltos.

A empresa Naturgy informou que não é responsável por fazer inspeções periódicas e alerta para que os administradores e condôminos tomem muito cuidado com os golpistas.

Neste post, separamos algumas dicas simples que vão lhe ajudar a identificar e se precaver desse tipo de crime.

O que é a inspeção periódica de Gás?

A inspeção periódica de gás é a visita em que o técnico irá verificar se fogão, aquecedor e canalização estão instalados e funcionando conforme as normas vigentes. Não é uma visita para realizar reparos.

Para ajudar a se proteger desses novos crimes, confira as 3 dicas que colocamos abaixo!

1. Verifique se a empresa é credenciada no Inmetro

Ao ser abordado pelo técnico, o primeiro passo a ser tomado, é identificar a se a empresa que ele representa é habilitada para realizar esse tipo de serviço. O segundo passo é confirmar se a empresa foi contratada pelo condômino ou pela administração do condomínio.

Ao ser abordado pelo técnico, o primeiro passo é confirmar se a empresa foi contratada pelo condômino ou pela administração do condomínio (para o caso das áreas comuns). Após este verificação, deve-se identificar a se a empresa que ele representa é habilitada para realizar esse tipo de serviço. A Naturgy disponibilizou em seu site uma listagem com as informações de todas as empresas habilitadas para realizarem as inspeções de gás. Recomendamos que o condomínio tenha esta listagem impressa na portaria.

2. Peça uma confirmação direta com a empresa

Nesta listagem da Naturgy há também o telefone e e-mail de cada empresa. Se necessário, você pode entrar diretamente em contato e pedir uma confirmação sobre a visita técnica e o nome do profissional.

3. Na dúvida, ligue para Naturgy

A Naturgy orienta aos clientes que, em caso de dúvidas, entrem em contato através do telefone 0800 247 766. Nesse número é possível tirar demais dúvidas relacionadas ao tema e ter maiores informações sobre procedimentos a serem tomados caso seja identificado algo anormal.

Tomar as devidas precauções pode evitar muitos riscos. Esperemos que este conteúdo tenha sido útil para você.