Como diminuir os desperdícios dos consumos em um condomínio?

Postado por aciradm em julho 13, 2018

Corte de custos. Ordem número 1 em muitas empresas que buscam crescimento ou sobrevivência. A lógica é de que, se as receitas não sobem, o lucro deve vir com a redução de gastos. Em um condomínio o pensamento pode ser o mesmo. Afinal, a questão financeira está sempre em pauta e é responsável por muitos conflitos e dores de cabeça. Mas não estamos falando também em medidas drásticas; somente diminuir os desperdícios de consumo em um condomínio pode gerar grandes benefícios.

Mas como diminuir esses desperdícios?

Primeiramente a palavra de ordem é “vistoria”. Fazer um check-up no condomínio periodicamente pode trazer boas reduções em termos de gastos com luz, água e manutenção.
Uma das medidas dessa vistoria é a busca por vazamentos em bombas d’água. Caso eles ocorram, podem aumentar consideravelmente a conta no fim do mês. Descobrir o quanto antes minimiza o estrago.
Eventualmente, o síndico ou a administradora podem buscar engenheiros eletricistas ou mecânicos para um check-up mais minucioso, que avalie inclusive o consumo mensal de energia elétrica ou água. Isso pode sanar falhas que já estejam acontecendo, possivelmente há meses.

Além disso, por falar na conta de água, vale destacar a importância da leitura diária do hidrômetro. Caso haja alguma alteração em relação à média diária, é indicado que um bombeiro seja acionado. É possível que esteja acontecendo algum vazamento e uma solução rápida diminui o desperdício.
Ainda falando sobre a água: se for viável, é importante considerar uma maneira de coletar a água da chuva para reuso no condomínio. Isso traz economias para a conta de água e a de luz.

E ainda: se possível, aposente a mangueira. Mesmo com a crise de falta d’água, ainda tem muita gente que lava carros, calçadas e áreas comuns do condomínio com ela. O problema é que uma mangueira aberta por 15 minutos gasta cerca de 280 litros. Ou seja, é interessante orientar funcionários e condôminos a utilizar vassoura e balde (quem sabe até, em alguns casos, reutilizando a água da chuva)

Elevadores

Os elevadores são fontes de grandes desperdícios de energia. Uma dica para diminuir isso é desligá-los quando for possível. Se o condomínio tem mais de um deles, que ao menos um seja desligado nos horários de pouco uso. Se forem modelos muito antigos, vale considerar a troca. Elevadores modernos permitem uma economia de energia que chega até a 40% do consumo, sem contar a melhoria de segurança e até de conforto.

Uma boa redução de desperdício já acontece quando os equipamentos são utilizados corretamente e com consciência. Isso não exige investimentos, não prejudica a qualidade de vida dos condôminos e, de quebra, promove redução de gastos.