Acir participa do 20° Congresso Nacional de Administração de Condomínios

Postado por Alexandre Tavares em novembro 30, 2021

Entre os dias 21 e 23 de novembro foi realizado na cidade de São Paulo o 20° CONAMI – Congresso Nacional de Mercado Imobiliário. Os debates e apresentações foram realizados por pessoas de renome e notório saber, como no caso da palestra magna proferida pelo Ministro Luiz Fux, presidente do STF.

Neste evento foram apresentados os principais problemas e discutidas soluções para o mercado imobiliário, buscando-se sempre a melhoria na qualidade de vida dos condôminos. O 20° CONAMI teve importância singular devido à pandemia da COVID-19, que se por um lado trouxe novos problemas e desafios para quem mora em condomínios, por outro acelerou o desenvolvimento de soluções inovadoras.

A ACIR esteve presente neste evento por meio de seus diretores, e para compartilhar os principais temas abordados, conversamos com o Dr. Pedro Carsalade, presidente do Conselho de Administração da ACIR. Confira abaixo um resumo dos principais pontos destacados em nossa conversa.

Proposições Legislativas

A quantidade de proposições legislativas que afetam diretamente os condomínios também merece destaque. Só neste ano, estão tramitando mais de 300 projetos relacionados ao mercado imobiliário, sendo que destes, aproximadamente 60 pretendem criar novas obrigações para os condomínios.

Não faltam projetos de lei que vão contra os interesses dos condomínios, por gerarem ônus financeiro e não trazerem uma contrapartida real em termos de qualidade de vida em condomínios.

Existe um trabalho ativo na CBCSI – Câmara Brasileira de Comércio e Serviços Imobiliários para evitar que projetos nocivos aos interesses dos condomínios sejam aprovados. Participam ativamente da CBCSI entidades de classe como o Secovi Rio e Abadi, que recebem e repassam as sugestões de administradoras de condomínios.

Sustentabilidade

Podemos e devemos incentivar a redução de consumo de água e luz, bem como criar campanhas de reciclagem, separando o lixo orgânico de materiais que podem ser reciclados. Mais do que isto, vale a pena criar campanhas para diminuir o consumo de produtos que utilizam embalagens de plástico e falar sobre a redução do uso de sacolas plásticas de supermercados.

Acessibilidade em condomínios

Ao contrário do que muitos pensam, a acessibilidade vai muito além da instalação de rampas para cadeirantes. Por exemplo, a altura dos botões dos elevadores (permitindo seu manuseio por parte de deficientes físicos), e a sinalização para deficientes visuais contribuem para a segurança e conforto de uma parcela dos condôminos há muito negligenciada.

Inovações tecnológicas

A tecnologia também foi bastante discutida no congresso, compreendendo desde prestações de contas digitais, a implementação de portaria remota até sistemas de segurança mais avançados que contribuam para a diminuição de assaltos e furtos em condomínios.

Maior opção de serviços dentro dos condomínios

Para condomínios de maior porte, foram apresentados casos de provedores de serviços que oferecem maior comodidade para condôminos, trazendo para dentro do condomínio serviços que antes eram apenas prestados fora destes locais. Por exemplo, a instalação de mini mercados dentro de condomínios, evitando que o condômino tenha que ir à rua para realizar pequenas compras.

Assembleias virtuais

As assembleias virtuais tornaram-se uma tendência em função da pandemia da COVID-19. Novas ferramentas facilitam seu controle, e alterações nas legislações facilitam sua adoção em condomínios.

Certificações de administradoras de condomínio

Devido à crise econômica atual, muitos profissionais de diversas áreas aventuraram-se na prestação de serviços de administração condominial sem que tenham condições mínimas de prestar uma boa gestão de condomínios.

Desta forma, certificações como o PROCONDO ajudam os síndicos (internos e profissionais) a reconhecerem e contratarem empresas capazes de prestar um serviço de excelência na administração condominial.

Capacitação

Com as mudanças nas leis e aumento de oferta de soluções tecnológicas, é fundamental para todos os profissionais envolvidos na gestão do condomínio (funcionários de administradoras, síndicos, porteiros etc.) estarem com os seus conhecimentos atualizados.

Ainda que os temas acima não esgotem o que foi discutido no 20° CONAMI, ajudam a mostrar a importância destes eventos. A ACIR participa ativamente dos maiores eventos do mercado imobiliário, entendendo que esta prática é fundamental para prestar serviços otimizados e atualizados para seus clientes.

Fonte: Acir Administradora