Resultados da sua pesquisa

4 Dicas para lidar com a inadimplência no condomínio

Postado por Acir Administradora em fevereiro 17, 2020
| 0

Sabemos que um dos maiores problemas enfrentados pelos síndicos na gestão condominial é a inadimplência. Lidar com os condôminos inadimplentes é complicado e requer atenção. Além de comprometer diretamente o orçamento da gestão, implica na vida dos condôminos que pagam suas contas em dia.

E de que forma o síndico pode lidar e controlar esse problema? Separamos algumas dicas:

1 – Organização: Mantenha uma boa organização das finanças e observe com atenção toda e qualquer arrecadação de taxas.

2 – Fundo de reserva: É importante que o condomínio possua uma reserva de dinheiro para compensar a falta do pagamento do condômino em situação de inadimplência. Porém, o uso dos recursos dessa conta deve obedecer o previsto na Convenção de Condomínio e eles devem ser repostos o quanto antes.

3 – Notificação ao condômino: O síndico pode optar por notificar o condômino que não pagar as cotas condominiais até o vencimento. Se seu condomínio possuir um sistema online ou aplicativo, essa notificação pode ser enviada por lá.

4 – Clareza: A Convenção do Condomínio precisa trazer regras claras sobre como proceder em caso de inadimplência. É importante que todos os condôminos conheçam e concordem com as medidas estabelecidas.